O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, na noite de quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O número total de vítimas já passa de 580. Em nota, o órgão informou que presta assistência consular às famílias das vítimas.
“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”, diz o comunicado.
Enquanto as autoridades contabilizam os danos e as vítimas, vídeos que circulam nas redes sociais mostram a dimensão da destruição provocada pelos tremores. As imagens registram um sobrevoo por La Guaira, na região central do país, revelando escombros de prédios e outras construções que desabaram após os sismos.
Segundo relatório de uma agência humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 100 edifícios vieram abaixo na região costeira de La Guaira, enquanto dezenas de outras construções sofreram graves danos estruturais.
Localizada no litoral norte da Venezuela, às margens do Mar do Caribe e a cerca de 30 quilômetros de Caracas, La Guaira foi a cidade mais atingida pelos terremotos. O município ocupa uma estreita faixa de terra entre o mar e a Cordilheira da Costa, característica geográfica que dificulta as operações de resgate e a chegada de ajuda humanitária.
Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte da Venezuela, onde fica a capital Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios, provocaram um rastro de destruição na capital e em cidades vizinhas e foram considerados os mais fortes registrados no país em mais de um século.